Mensagem

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

COMO LIDAR COM O FIM DE UM NAMORO?

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email


1. PODE ACONTECER COM QUALQUER PESSOA
O ditado diz: "Quem está na chuva, é prá se molhar!". Assim sendo, quem está namorando, corre o risco de um dia terminar. Não é nada fácil, suportar a dor de um namoro terminado! Ver os sonhos que havia idealizado para o futuro desmoronarem, quando o outro resolve não continuar com o relacionamento!

Como devemos agir, quando passarmos por esta situação? Pensando nisto, resolvemos tratar deste assunto. Talvez alguns leitores ainda nem esteja namorando, mas sem dúvida vão ter interesse em estudar este tema, pois "quem sabe o dia de amanhã", não é? É sempre bom estar prevenido.
2. A DOR DE UM ROMPIMENTO
Muitas são as histórias que ouvimos sobre namoros terminados. Quando conversamos com alguns adultos, sobre como enfrentaram este fato, quando eram adolescentes, a quantidade das histórias aumenta ainda mais. Cada um tem as suas! Algumas histórias são divertidas, mas a grande maioria delas é "dolorida". Algumas vezes porque nós provocamos o sofrimento, e outras vezes somos atingidos pela dor, quando é a outra pessoa quem termina.
Lembro-me (Sergio) de um namoro, em que "terminei ainda gostando" de uma menina. Esquisito, né? Mas sentia a convicção de que nosso tempo terminara. Ela chorava de um lado, e eu do outro. Fiquei ainda mais abalado, quando a garota em menos de um ano casou com outro rapaz! Eu caminhava nas ruas, perguntando a Deus, se eu havia agido corretamente, ao ter terminado. Na época foi um "sufoco"!
Como o Senhor é MARAVILHOSO! Mesmo não tendo todas as respostas, mantive minha obediência aos padrões de Deus. Pouco tempo depois, só felicidade: conheci a mulher da minha vida - a Magali. Tivesse eu insistido naquele namoro, nem eu nem aquela garota estaríamos tão bem casados, quanto estamos agora! Mas, que naqueles dias "doeu" passar por tudo aquilo, ah! Sem dúvida doeu!
3. UMA HISTÓRIA COM FINAL FELIZ
A Revista GENTE TEEN - no 4, trouxe um lindo testemunho relatado pelo Pr. Jaime Kemp. Uma de suas filhas, Annie, passou por uma difícil experiência de término de namoro. Após 10 meses de um saudável relacionamento, o rapaz decidiu romper.
Annie chorou muito, sem compreender direito as razões. Neste momento, após ouvir sobre o ocorrido, a palavra do pai foi confortadora: - "Filha, se Deus permitiu que isso acontecesse, é porque Ele tem algo melhor preparado para você". Ela foi se acalmando, e resolveu confiar em Deus.
Annie foi estudar nos Estados Unidos. No seu terceiro ano de Faculdade, o Pr. Jaime foi visitá-la, e pode ter a seguinte conversa: - "Pai, você se lembra quando eu terminei aquele namoro? Lem Bra do que falou para mim? Você disse que Deus tinha outros planos para mim, melhores do que eu poderia imaginar! Pois é pai, eu encontrei este 'algo melhor'. O nome dele é Chris!". Algum tempo depois, o Pr. Jaime pode fazer o casamento de Annie e Chris, que hoje formam uma família feliz!
4. ENFRENTANDO A DOR DE MANEIRA SÁBIA
A história de Annie pode ser parecida com uma situação que você já viveu. Num momento, tudo vai bem com o namoro e de repente ele chega ao fim! Caso você não tenha vivido algo parecido, pode ainda vir a ter que enfrentar. Como você reagirá?
Qualquer perda na vida traz DOR. As pessoas mais sensíveis possuem mais dificuldade para superar o acontecimento. Entram "em parafuso", ficando totalmente perdidas e sem rumo, necessitando algumas vezes de ajuda médica e psicológica, para retornarem ao equilíbrio.
Você percebeu que Annie passou por algumas FASES dentro do problema. Entretanto, ela conseguiu aprender com cada uma delas, por mais difícil que tenha sido suportar o que aconteceu:
· A fase de CHORAR a perda;
· A fase de OUVIR bons conselhos;
· A fase de DECIDIR CONFIAR EM DEUS;
· A fase da ESPERA de uma nova pessoa;
· A fase de RECONHECER a Soberania de Deus.
Estas fases, sempre acontecerão. Não tente negar que elas existem, nem tente colocar-se como alguém "Super", que não passa pelos problemas dos outros "mortais". Apenas aprenda a reconhecer suas limitações e tente agir o mais equilibradamente possível, ao passar por cada etapa.
* CHORE A PERDA: não há mal nenhum em expressar seus sentimentos. Sente-se frustrado(a), amargurado(a), humilhado(a)? Coloque para fora! Diga isto primeiramente a Deus, mas também a alguém em que você confia e que "não faça fofoca". Muitas vezes é necessária também, uma conversa com quem magoou você, para que não haja futuramente, um problema de "consciência suja".
* OUÇA BONS CONSELHOS: não aceite a idéia Satânica de que "ninguém pode ajudá-lo". Procure as pessoas certas: conselheiros e amigos capacitados, com bom testemunho de vida.
* DECIDA CONFIAR EM DEUS: ninguém pode tomar esta decisão em seu lugar! Novamente lembre-se: o diabo sempre tenta jogar a culpa do problema, para cima do Senhor. São aquelas frases do tipo: "Se Deus quisesse seu bem, o namoro não teria terminado!". Olha: se "conversinha de demônio" fosse algo bom para se ouvir, Adão e Eva nos teriam levado a um "mundo maravilhoso", depois do Éden!
* ESPERE POR UM NOVO AMOR: tem gente que NÃO SABE ESPERAR! Vai entrando em novos relacionamentos prematuramente, e acabam tendo NOVAS DESILUSÕES.
* RECONHEÇA A SOBERANIA DE DEUS: muitas coisas que nos acontecem, são PERMITIDAS por Deus. Ele, sendo ETERNO, tem o nosso FUTURO diante de Si, como se fosse o PRESENTE. A Bíblia diz que o Senhor sempre quer o bem dos seus filhos. Quando a dor passa, olhamos para tudo o que aconteceu e dizemos: "Deus não me explicou na hora, mas hoje reconheço que o que Ele fez, foi o MELHOR para mim!".
5. CUIDADOS PRÁTICOS, APÓS UM ROMPIMENTO
Quando enfrentamos o "fim do namoro", algumas vezes ficamos tão abalados, que não conseguimos "concatenar" as idéias. Assim, vamos tentar ser bem práticos, dando conselhos básicos, que servirão como um bom apoio e evitarão novas e indesejadas decepções.
Vejamos algumas dicas para lidar com a situação, dadas pelo Pr. Jaime Kemp:
1) Não procure mudar a mente do seu ex-namorado. Quanto mais você quiser reconquistá-lo, mais ele se afastará.
2) Aceite esta experiência como parte do plano soberano de Deus para a sua vida.
3) Se você foi a parte ofendida, perdoe. Se você ofendeu, peça perdão. Se houve muita intimidade física entre vocês no namoro, o perdão é extremamente importante.
4) Cuidado para não se envolver rapidamente com outra pessoa. Às vezes, isto acontece por um forte desejo de vingança, devido adesilusão e desapontamento.
5) Não se afaste socialmente de suas amizades, caindo na armadilha da autocomiseração.
6) Não fique alimentando suas fantasias do passado. Vá em frente e concentre em ocupar sua mente, com coisas que você gosta e lhe fazem bem.
6. COMO SERÁ O FINAL DA SUA HISTÓRIA?
Annie pode experimentar a fidelidade de Deus, confiou no Senhor, esperou e no momento certo, começou a namorar outro rapaz, com o qual veio a se casar.
Deus não dá mancada! Ele conhece os desejos do seu coração e o ajudará a enfrentar a dor de um namoro rompido, caso isto ocorra com você. Medite nos textos abaixo e tenha certeza que DEUS QUER O MELHOR PARA VOCÊ!
Ø Sl 37:4-5: "Agrada-te do Senhor, e ele satisfará aos desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará".
Ø Sl 25:15-17: "Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor, pois ele me tirará os pés do laço. Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias".
Ø Rm 12:2: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Ø 1Co 10:13: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”
Ø Sl 33:18: "Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia”.
Ø Sl 34:19: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra”.

0 comentários: